terça-feira, 17 de julho de 2012

Exercicio , no Inverno ?!


Exercicio  no inverno ?!



A prática de exercícios no inverno parece realmente mais ‘dolorosa’ diante do frio. O Vila Equilíbrio traz algumas dicas para você se exercitar com segurança na estação mais fria do ano. Da Universidade de Guarulhos, Karina Calegari, professora de educação física, pós-graduada em atividade física adaptada e saúde, orienta os praticantes de exercícios no inverno.
Segundo a profissional, os exercícios mais recomendados no inverno são os aeróbios de intensidade moderada como a caminhada, corrida, natação e bicicleta, intercalados com a musculação que mantém a musculatura e ossos fortalecidos.



Eles promovem um bom aquecimento corporal e um ótimo gasto calórico, que no inverno acaba sendo menor. "Muitas pessoas acabam comendo mais no inverno, e principalmente alimentos mais gordurosos, porque estes mantém o corpo aquecido. O treino vai continuar sendo o mesmo. As pessoas acabam consumindo mais alimentos e queimando menos calorias," explicou Karina.

Para colaborar no resultado dos exercícios, uma dieta equilibrada deve ser seguida. "Deve-se manter uma dieta saudável, com legumes, verduras, carne, frutas, grãos integrais, fibras alimentares e optar por bebidas quentes como o chá, que além de aquecer o organismo tem baixo valor calórico,"sugeriu a professora.
Também é fundamental que se faça um bom alongamento e aquecimento antes dos exercícios para evitar lesões. "A musculatura que não está devidamente aquecida, está muito sujeita a lesões, estiramentos," afirmou. O tempo de aquecimento deve ser maior que o de costume em outras estações do ano, pois com o frio levamos mais tempo para aquecer o corpo.
Em baixas temperaturas é importante ainda se manter agasalhado antes e depois do exercício. A professora explica que a pessoa deve iniciar o treino bem agasalhada e conforme o corpo esquenta o agasalho pode ser retirado. "A temperatura externa ao nosso corpo é bem mais inferior que a nossa temperatura interna, então para manter nosso corpo aquecido, não esfriar e entrarmos em hipotermia, é necessário que antes de começar o treino a pessoa esteja bem agasalhada," explicou. Mas após o treino, quando o corpo começar a esfriar, é preciso se agasalhar novamente para mantê-lo aquecido.A roupa para prática de exercícios no inverno deve ser confortável para execução e amplitude dos movimentos durante a atividade, além de manter o corpo aquecido no caso de exercícios em ambientes externos. A educadora física lembra as vantagens da prática de exercícios. "Os benefícios são aqueles oferecidos pela prática regular de atividade física as quais são a diminuição do colesterol total, diminuição do peso corporal, diminuição dos níveis da pressão arterial, fortalecimento da musculatura, diminuição dos níveis de stress, melhora da auto-estima, entre outros," finalizou. E você? Está se exercitando neste inverno? Compartilhe suas dica.
Gostaram ?Comentam bjusss ate a proxima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário